Dicas

Em atmosfera de conto de fadas

 

Tanto os entusiastas da recreação ativa quanto os entusiastas da história e dos passeios turísticos ficarão satisfeitos. A localização do país na junção de dois continentes, Europa e Ásia, oferece ao turista uma incrível riqueza de monumentos orientais, belas praias e uma natureza deslumbrante, além de muitos atrativos.

 

 

A Turquia é um país de quatro mares, porque é cercado pelo Mar Negro ao norte, pelo Mar Egeu e pelo Mar de Mármara a oeste, e pelo Mar Mediterrâneo ao sul – chamado de Mar Branco em turco. Ao escolher a República da Turquia para sua lua de mel, vale a pena prestar atenção aos seus centros turísticos mais importantes, localizados principalmente na costa do Mar Egeu e do Mar Mediterrâneo, ou seja, Istambul, Capadócia e os monumentos da cultura antiga: Tróia, Mileto, Aspendos, Éfeso, Hierápolis, Pérgamo, Izmir, Side.

 

 

Se as expectativas dos jovens cônjuges em relação à passagem das férias são as mesmas, resta apenas desfrutar das férias juntos. Às vezes, porém, eles precisam conciliar pequenas diferenças e, para que ambos fiquem totalmente satisfeitos com a viagem, devem planejar o relaxamento com antecedência. Devido à multiplicidade de oportunidades que a Turquia oferece, este não será o menor problema.

Turismo em paz
O turista que vem a este pitoresco país com o desejo de relaxar fisicamente e passear, deve começar a viagem conhecendo a história do país em toda a sua extensão. Para tanto, vale a pena visitar diversos museus, principalmente nas grandes cidades. Vale a pena recomendar: o Museu de Arte Turca e Islâmica de Istambul, o Museu das Civilizações da Anatólia em Ancara, o Museu de Antalya com uma coleção de mosaicos romanos, o Museu de Arqueologia Subaquática de Bodrum e as ricas coleções do Museu Etnográfico e do Museu Arqueológico. Museu em Izmir. Então, caminhando, não apenas nas imediações, você poderá ver com seus próprios olhos quantos desses monumentos sobreviveram até hoje.

 

 

E existem muitas cidades antigas, ou melhor, seus vestígios. Nos locais mais interessantes poderá observar magníficos edifícios do período clássico, inscrições antigas e mosaicos históricos. Alguns dos vestígios mais interessantes de civilizações anteriores são encontrados em Afrodísias, Dídima, Éfeso, Hierápolis e Termassos. Você também pode seguir a trilha de Fethiye a Oludeniz via Kayakoy, visitando uma cidade fantasma da época otomana. A mais longa Trilha da Lícia também é interessante, percorrendo a costa do Mediterrâneo desde Oludeniz até a já mencionada Antalya. Também não pode perder as mesquitas, porque são elas que conferem a esta parte única da Europa o seu carácter único. Em busca deles, vale a pena ir a Suleymaniye, Rustem Pasa, Mesquita Azul de Istambul, Edirne, Bursa e Ulu Camii, longe das rotas turísticas, perto de Sivas. É importante lembrar sobre os costumes vigentes na Turquia, principalmente os religiosos, que exigem, entre outros: mulheres tirando os sapatos antes de entrar no templo ou cobrindo os braços, pernas e cabeça.

 

 

A lista de passeios turísticos também deve incluir: a fabulosa Capadócia, com suas casas de pedra, onde algumas casas lembram chaminés e cogumelos, e outras, mesmo as de vários andares, lembram queijo suíço. Outro lugar romântico é o Vale das Borboletas, que impressiona pelo seu exotismo e beleza. Esses lugares proporcionarão muitas experiências inesquecíveis, são excepcionalmente belos e merecem ser imortalizados. Por isso, quando for para lá, vale a pena levar uma câmera fotográfica para que você possa relembrar esses momentos maravilhosos após a viagem.

 

 

Quando nos cansarmos das caminhadas, podemos relaxar num cruzeiro pela costa do Egeu ou do Mediterrâneo ou nos banhos turcos (hamams), que aqui abundam. Oferecem experiências balneares inesquecíveis rodeadas por edifícios históricos, muitas vezes datados da época otomana.

Sede de emoção
Outra atividade interessante de verão são os esportes aquáticos como mergulho, caiaque e surf. Nas águas límpidas e quentes dos mares Mediterrâneo e Egeu, você pode admirar muitas espécies de peixes e plantas aquáticas e, em alguns lugares, conhecidos pelos mergulhadores profissionais, você pode ver naufrágios de barcos fabulosamente cobertos de vegetação. Os turistas que desejam experimentar algo mais podem experimentar o surf. É um esporte radical que requer preparação adequada, mas nas cidades costeiras existem muitas escolas que ensinam habilidades básicas de surf. A melhor época para este tipo de atrações é outubro, pois a água é mais quente e sua temperatura costuma ser superior à temperatura do ar.

Se os recém-casados ​​​​preferem definitivamente a terra, certamente ficarão encantados com as vistas das terras altas e baixas turcas. Para caminhadas noturnas românticas, vale a pena ir ao Vale da Capadócia com sua paisagem incrível e surreal. As Montanhas Pônticas são um lugar ideal para caminhadas nas montanhas. As cachoeiras Kursunlu em um parque pitoresco localizado na costa do Mediterrâneo também são frequentemente visitadas como parte de viagens organizadas por agências de viagens de Alanya ou Side.

Se os recém-casados ​​quiserem aprender mais sobre a vida na cidade e visitar os estabelecimentos turcos, terão muito por onde escolher. Aqui existem muitos pubs, restaurantes e bares, mas as discotecas são mais difíceis de encontrar, embora tenham aumentado significativamente nos últimos anos devido aos turistas. Embora os turcos sejam sociáveis, raramente se encontra álcool em suas mesas. Você pode beber chá onde quer que vá, os turcos bebem em qualquer lugar. O Chai, bebido em xícaras pequenas em pires vermelhos e brancos, é servido com um cubo de açúcar, que é mergulhado no chá e depois comido. A nação é famosa pela simpatia pelos visitantes e pela atitude positiva em relação ao meio envolvente, razão pela qual um turista que passeia pela cidade é frequentemente convidado para uma chávena de chá, que não deve recusar – segundo a tradição.

A essência da Turquia
Independentemente de como queremos passar as férias dos nossos sonhos na Turquia, é obrigatório visitar as feiras e saborear pratos turcos. Os comerciantes dos bazares nos proporcionarão diversas impressões, tanto gustativas quanto olfativas. A visão dos turcos gesticulando e gritando frequentemente no calor do comércio certamente será lembrada. Vale lembrar aqui que todo preço inicial pode ser reduzido. Os comerciantes inflacionam muito os preços, mas os turistas que sabem negociar podem pagar até 30% do preço inicial pelos souvenirs.

No mercado o melhor é escolher o que é típico da Turquia, principalmente no que diz respeito aos pratos. O mais famoso e maior é o bazar de Istambul, onde podemos comprar quase tudo, desde refeições quentes prontas ou vários produtos para as criar. No entanto, não vale a pena evitar mercados mais pequenos, cheios de vegetais, frutas e peixes exóticos e frescos. Os pratos turcos mais consumidos são o iogurte corbasi (sopa de iogurte com arroz e legumes), o levrek pilakisi (ensopado de robalo, cebola e batata temperado com alho) e o firinda manti (bolinhos de carne). As sobremesas mais populares neste país são os pudins como: fırın sütlaç (arroz), kazandibi (caramelo), asure (pudim com mais de quarenta ingredientes), baklava (massa quebrada com nozes ou amendoins embebidos em mel) ou kadayif (grãos de cereais triturados e nozes com mel).

 

 

Nas confeitarias muitas vezes você encontra uma iguaria original e muito doce chamada pisoniye, que parece algodão doce. É feito de farinha de trigo, manteiga e açúcar, com adição de baunilha e às vezes pistache ou cacau.

É difícil absorver toda essa riqueza de experiências durante férias curtas. No entanto, quando você fica na Turquia por apenas alguns ou uma dúzia de dias, você pode facilmente ficar encantado com seu charme o suficiente para querer voltar lá e descobri-lo novamente.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE:
Capital:
Ancara
Moeda/Preços: Lira turca, 1 TRY = PLN 1,80.
Preços de amostra: pão – aproximadamente 3 PLN, água mineral – 2-3 PLN, iogurte – 4-6 PLN, copo de vinho – 5-6 PLN, kebab – 4-8 PLN

Temporada turística: A alta temporada na Turquia vai do final de junho ao final de agosto. Então as temperaturas do ar oscilam entre 35°C e 40°C. A época mais fria é de dezembro a março. O clima é bastante amigável e o sol brilha cerca de 300 dias por ano!

Língua: Os turcos comunicam-se principalmente em turco e com muito menos frequência em árabe e curdo. Porém, devido ao turismo bem desenvolvido, o conhecimento da língua inglesa também deve ser suficiente para comunicar com os habitantes locais.