Quem é o Starosta em um casamento e quem deveria ser ele?
Prefeito ou testemunha? É a mesma pessoa ou duas pessoas diferentes? Tudo depende da organização e escolha dos noivos bem como dos costumes e costumes adotados no meio familiar.
Muitas vezes, quando pedimos a um irmão, amigo ou primo para testemunhar a cerimônia de casamento, a mesma pessoa no salão do casamento é chamada de Starosta, ou seja, o chamado a “mão direita” do Noivo. Embora também possa ser padrinho de um dos noivos. O mais importante é que seja uma pessoa comunicativa, ágil e disposta a ajudar. Sem choramingar ou reclamar. O starosta é o ” alma da festa”.
O starosta deve “manter-se em forma”. Assim como o noivo, ele é obrigado a estar relativamente sóbrio. Você deve inclinar o copo com muito cuidado para que não haja situações constrangedoras, completamente desnecessárias e constrangedoras no casamento.
Uma tarefa importante do Starosta é coordenar os pratos servidos na mesa do casamento e, principalmente, cuidar das bebidas. É ele quem cuida do álcool e garante que os copos preparados para os brindes fiquem cheios. Cuida dos convidados. Ele cuida do bom humor e faz com que não falte nada a ninguém. Exige dançar e se divertir juntos. O prefeito deveria “dançar” o belo sexo, principalmente mães, avós, tias, estar no centro dos acontecimentos.
|
Foto: Ela e Michał Barteczko
|
|
Foto de : Kinga Taukert Studio Navigo |
O starosta ajuda na cerimônia e também na realização de desejos – recebe flores, presentes e lembrancinhas. Se não for a noiva, é ele quem desata a gravata-borboleta ou gravata-borboleta do noivo ou tira a gravata, que depois é atirada e apanhada como objeto de acordo com a tradição do capeamento.
Além disso, o Starosta também pode fazer um breve discurso dirigido aos noivos, pais e convidados. Um brinde do Starosta ou uma dedicatória de música aos noivos é bem-vindo. Embora, como toda a cerimônia de casamento, o papel de cada pessoa seja uma questão individual dos noivos e das duas famílias unidas.