Dicas

Tradições e superstições do casamento

 

Por que a liga deveria ser azul? O que significa uma moeda no sapato da noiva? O que o espera quando você pega um copo de vodca enquanto dá as boas-vindas aos noivos? Aprenda sobre as tradições e costumes de casamento mais populares.

1_ocepinas

Algo antigo, algo emprestado…
Na hora de compor um look, a noiva deve se lembrar de alguns detalhes. Sua roupa deve incluir algo novo e algo antigo. Um desses elementos simboliza o passado e garante o apoio e o amor dos familiares, por isso é melhor que seja uma lembrança de família. O segundo é um sinal do início de uma nova vida, deve garantir prosperidade e felicidade à família emergente. Uma bugiganga emprestada de outra pessoa também é importante – segundo a tradição, trará bons contatos com a família do marido. Muitas vezes, essa função é cumprida por um presentinho de uma amiga ou irmã mais próxima. A roupa da noiva também deve incluir um elemento azul – na maioria das vezes as mulheres escolhem uma liga. O azul era tradicionalmente associado ao casamento; vestidos de noiva costumavam ter essa cor! É considerado um símbolo de pureza e fidelidade e tem como objetivo proteger o casamento contra a tentação da traição. Uma noiva econômica também deve colocar uma moeda no sapato para garantir riqueza para a família. Tal como as superstições relativas aos elementos do vestuário, este costume também vem da era vitoriana e tornou-se popular na Polónia há relativamente pouco tempo. Nossa tradição é costurar migalhas de pão e açúcar no vestido como símbolos de abundância e saciedade.

Oczepiny, ou seja, o véu levantado
Ponto central da festa de casamento, outrora um momento importante para uma jovem casada. As mulheres mais velhas cortaram sua trança de solteira e cobriram seus cabelos com um gorro – um símbolo de sua nova posição na sociedade. Hoje você não precisa mais se preocupar com seu penteado! Oczepiny é um jogo que utiliza apenas alguns elementos tradicionais. Normalmente, a cerimônia é conduzida pela testemunha, que à meia-noite desabotoa o véu e cobre os olhos da noiva com uma venda. Então todas as mulheres solteiras se reúnem e dançam ao som da música. Quando os agradecimentos param, o véu se levanta. Quem pegar vai se casar no ano que vem… Em vez do véu, a noiva também pode jogar um buquê. A próxima parte é entretenimento, jogos e competições totalmente modernos. É importante que seja entretenimento de bom gosto. Felizmente, jogos e músicas vulgares são coisas do passado. No entanto, competições que exigem destreza são muito populares, como dança artística, dança de jornal ou jogar celular para alugar.. Durante a cerimônia, também serão ótimos questionários sobre conhecimentos sobre os noivos ou verificação da compatibilidade dos personagens dos jovens cônjuges. Porém, é melhor evitar jogos muito rotineiros e populares, pois muitos são baseados no efeito surpresa. A noiva também deve levar em conta a engenhosidade dos convidados que podem roubar seus sapatos ou até… organizar um sequestro.

O que você não deve fazer?
Ao definir a data do casamento, evite 1º de abril – Dia da Mentira não conduz a decisões sérias. Também é melhor não casar em maio, é o mês dos namorados, é mais uma questão de paixão do que de amor conjugal. Muitas superstições e costumes também se aplicam aos vestidos de noiva. No passado, mesmo uma costureira experiente não costurava sua própria roupa, o que era um mau presságio para o futuro. A noiva também deve evitar usar vestido antes da cerimônia. Só por segurança, você não deve permitir que suas irmãs solteiras e amigas experimentem você, pois isso as expõe ao risco de se tornarem solteironas. A sabedoria popular também aconselha como tratar as alianças de casamento. Se você está planejando uma parceria, tome cuidado para não deixar seu noivo escorregar a aliança até o dedo. E nunca, jamais, deixe outra mulher experimentar suas joias conjugais – ela pode tomar o seu lugar ao lado do marido. Claro que vale a pena conhecer as tradições e superstições do casamento, mas não as tratemos com seriedade mortal e não entremos em pânico se esquecermos de costurar um pouco de açúcar em nosso vestido…